Eventos:
Eleição 2018 CMC RJ
I Seminário de Artes Visuais do Fórum FAZ Cultura no Rio de Janeiro
A Associação Fluminense de Belas Artes AFBA, participou em co-parceria oficial com o Fórum Faz Cultura assim como Dr. RICARDO V. BARRADAS assume a convite a Coordenadoria do Setor de Artes Visuais do Fórum FAZ CULTURA para o Rio de Janeiro.

Primeira mesa do I Seminário de Artes Visuais, o artista plástico fotográfico Zeca Araujo, a marchande e curadora Elisangela Valadares ArtRio, a Dra. Ewelyn Schots advogada tributarista, a Dra. Ana Helena Curti presidente da ABPIAV como intermediadora a Dra. Gabriela Arraes Franco, advogada especialista em marcas e patentes.

I Seminário de Artes Visuais – Na Visão do Artista. A presidente do Simpósio Dra, Flavia Faria Lima. Exma Dra. Rita Wirtti representante da Abact e Latitude, Exmo Dr. Secretario Jose Paulo Sores Martins, da Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura, Dra. Patrícia Castro, diretora da Casa Marquesa de Santos, da Secretaria da Cultura do RJ e o renomado artista plástico Chico Chaves representante de artes visuais da FUNARTE.

I Seminário de Artes Visuais – Na Visão do Artista. Fórum FAZ CULTURA RJ. Exmo Dr Macus Monteiro do INEPAC, bibliográfico e colecionador, o renomado marchand internacional Claudio Valansi, Ricardo Barradas marchand, curador e coordenador das Artes Visuais do Simpósio do RJ, Exmo museólogo Andre Angulo representante do IBRAM, o restaurador e conservador Jose Marconi e o Professor Olinio Coelho, um nome que dispensa apresentações.

O Ministério da Cultura disponibilizou para download, desde o dia 24 de dezembro de 2018, a publicação “Guia do Artista Visual: Inserção e Internacionalização“. O material que possui 170 páginas, traz informações sobre mercado, legislação, políticas públicas, editais e prêmios (públicos e privados), dicas de conservação, restauro, acondicionamento e armazenagem, certificados de autenticidade, planejamentos de ações, etc. Também estão disponíveis dados sobre o processo de internacionalização do artista, questões jurídicas, incidência de impostos (IPI, PIS, COFINS, ICMS, imposto de importação), procedimentos alfandegários e regimes tributários aplicados aos processos de exportação e importação, entre outros.
O material foi elaborado por equipe de profissionais da sociedade civil pertencente ao setor de artes visuais, coordenados pela Secretaria de Economia Criativa do Minc. Lembramos que o Fórum Faz Cultura visando contribuir com essa publicação realizou o evento “Na visão do artista – Artes Visuais: Problemas, Soluções e Alternativas”, no dia 3 de maio de 2018, na sala Mario Tavares, Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Vale recordar também que o evento teve a duração de mais 8h e contou com a participação de: Restauradores, Leiloeiros, Artistas, Marchands, Colecionadores, Galeristas, Grafiteiros, Empreendedores do setor, Gestores de museus, instituições ligadas ao Patrimônio Histórico e o Dr. Ricardo V. Barradas, atual presidente da Associação Fluminense de Belas Artes – AFBA.